OAB-SP: debate sobre avanço da democracia será tônica da Conferência
Brasília, 23/09/2011 - Uma grande oportunidade para se debater o avanço e consolidação do regime democrático em diversas partes do mundo. Com esta expectativa, o presidente da Seccional da OAB de São Paulo, Luiz Flávio D'Urso, se prepara para participar da XXI Conferência Nacional dos Advogados, que será realizada de 20 a 24 de novembro em Curitiba (PR) e da qual será um dos palestrantes. Abaixo, uma avaliação do presidente da OAB-SP sobre este que será o maior evento da advocacia nas Américas:
"A XXI Conferência Nacional dos Advogados, maior instância de deliberação da Ordem dos Advogados do Brasil, servirá mais uma vez como palco para a Advocacia brasileira reafirmar seus compromissos, como vem fazendo há mais de oito décadas, com a Justiça, a cidadania, os Direitos Humanos e o Estado Democrático de Direito.
Desta vez em Curitiba, alguns dos maiores especialistas do Direito vão debater as principais transformações e demandas recentes da sociedade, tendo como tema condutor "Liberdade, Democracia e Meio Ambiente" . Conectados ao tema principal, estarão em pauta debates sobre diversas áreas do direito, como tributário, consumo, saúde, alimentação, educação, trabalho, direitos humanos, cotas raciais e controle dos meios de comunicação, entre vários outros assuntos.
A conferência, que reunirá milhares de advogados e mais de uma centena de palestrantes, brasileiros e estrangeiros, ocasião em que também proferirei palestra, será uma grande oportunidade para debatermos a consolidação do regime democrático no mundo todo. Temos muitos desafios pela frente. De um lado, a necessidade de sempre desenvolver (e aperfeiçoar) mecanismos que garantam os direitos civis e políticos. De outro, ampliar a luta para sanar as muitas falhas no sistema político nacional, hoje com partidos mais guiados pelo pragmatismo que pela ideologia e vencer a luta contra a corrupção e a impunidade".
Nessa esteira da reflexões sobre temas tão importantes, a Conferência também permitirá que os advogados reforcem seus compromissos com a valorização da Advocacia, com a consolidação das prerrogativas profissionais da classe, com o Direito de Defesa e se confraternizem".