Em homenagem do Conade, Ophir reafirma luta da OAB contra desigualdades
Brasília, 18/08/2011 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, participou hoje (18) de sessão plenária do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (Conade), durante a qual a OAB foi homenageada pela iniciativa de incluir questões sobre Direitos Humanos, entre elas as relativas à Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, no conteúdo das disciplinas exigidas no Exame de Ordem. Além do presidente do Conade, Moisés Bauer, diversos conselheiros ressaltaram a importância da decisão da OAB, a qual, segundo Ophir, reflete o compromisso da cidadania e da advocacia brasileira com a diminuição das desigualdades sociais no País.
"Essa luta é uma convicção da advocacia brasileira de que podemos, sim, diminuir as desigualdades sociais, trabalhando para que irmãos nossos - pessoas que durante a vida enfrentaram dificuldades, em razão de serem portadores de deficiência - tenham as mesmas oportunidades de trabalho, de acesso ao saber, enfim, de ter uma participação maior na sociedade brasileira", frisou o presidente nacional da OAB em agradecimento à homenagem do Conade. "Podem ter a certeza de que a Ordem vai continuar lutando por esse compromisso de fazer prevalecer o princípio constitucional de que todos são iguais perante a lei - trata-se de compromisso da advocacia e da cidadania brasileira, que não abrem mão da luta para redução das desigualdades".
Ao encerrar os agradecimentos, Ophir convidou os integrantes do Conade a participarem da XXI Conferência Nacional dos Advogados, que será realizada de 20 a 24 de novembro em Curitiba (PR). Ele lembrou que foi na XX Conferência dos Advogados, ocorrida em Natal (RN), em 2008, que se discutiu e deliberou que as dependências do Conselho Federal, Seccionais e Subseções da OAB trabalhassem pela acessibilidade, permitindo a melhor locomoção das pessoas com deficiência. Nesse sentido, até prédios antigos da entidade tiveram de fazer adaptações para garantir a acessibilidade. Da sessão do Conade, participou também o representante da OAB naquele órgão vinculado à Secretaria de Direitos Humanos, Joaquim Santana Neto.
.