Busato chega a Teresina e inicia visita inédita a Subseções do PI
Teresina (PI), 24/06/2004 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Roberto Busato, chegou neste momento a Teresina, no Piauí. De hoje (24) até sábado, ele percorrerá todas as Subseções da OAB no Estado - atitude inédita tomada por um presidente da OAB - e vai inaugurar a Subseção de Oeiras, município que foi a primeira capital do Piauí, fundado em 1776. Busato foi recebido pelo presidente da Seccional da OAB-PI, Álvaro Fernando da Rocha Mota, que o acompanhará na programação.
A importância das visitas para o Conselho Federal da entidade é, segundo Busato, promover uma maior aproximação com as Subseções, tendo em vista que é nelas que ocorrem as maiores quebras das prerrogativas e garantias profissionais da advocacia. “Procuramos, com isso, diminuir a distância entre o Conselho Federal e a advocacia do interior do Brasil. Nessa gestão, estaremos mais próximos dos advogados de todos os rincões deste País“.
Para Busato, a presença inédita de um presidente nacional da Ordem em todas as Subseções de um Estado como o Piauí, “que reclama de carência nas suas instituições”, dá novo ânimo aos advogados para brigar pela manutenção de suas prerrogativas profissionais. A Seccional da OAB do Piauí possui, hoje, 2.250 advogados inscritos.
Busato conhecerá as Subseções de Corrente, Floriano, Picos, Água Branca e Parnaíba. O presidente da Assembléia Legislativa do Estado, Kleber Euclério, acompanhará a visita de Busato a Picos. Já o governador do Piauí, Wellington Dias, participará da visita à Subseção da OAB de Parnaíba, que será realizada às 19h amanhã (25).
Em Parnaíba, Busato conhecerá o local onde será erguido o Memorial Ministro Evandro Lins e Silva, uma homenagem da OAB ao jurista, que nasceu em Parnaíba e foi conselheiro federal da entidade e ministro do Supremo Tribunal Federal. Evandro Lins e Silva faleceu no ano de 2002 no Rio de Janeiro.