OAB recebe coleção de documentos históricos da gestão de Caio Mário
Brasília, 14/06/2011 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, recebeu hoje (14) da família de Caio Mário da Silva Pereira, falecido em janeiro de 2004, a coleção de documentos do período em que o jurista presidiu o Conselho Federal da OAB - de abril de 1975 a abril de 1977. As várias pastas contendo periódicos e documentos originais de momentos históricos acerca da atuação da OAB Nacional e arquivos que revelam detalhes sobre a ditadura militar, nomes de militares envolvidos em crimes e os vários tipos de torturas praticadas naquele período serão acrescidos ao acervo permanente do Museu da História da OAB.
Participaram da reunião na qual a OAB foi agraciada com os documentos os filhos do jurista, Tânia da Silva Pereira e Sergio da Silva Pereira, o presidente do Instituto dos Advogados do Brasil (IAB), Fernando Fragoso, o conselheiro federal da OAB por Minas Gerais, Paulo Roberto de Gouvêa Medina, e o advogado mineiro Aristoteles Atheniense.
Caio Mário será o patrono da XXI Conferência Nacional dos Advogados, que será realizada em Curitiba, no Paraná, entre os 20 a 24 de novembro deste ano. Nascido em Belo Horizonte em 9 de março de 1913 e falecido em 27 de janeiro de 2004, Caio Mário é considerado um dos mais notáveis civilistas brasileiros. Ele publicou inúmeras obras e estudos, dentre as quais se destacam as Instituições de Direito Civil e o Anteprojeto de Código de Obrigações, este em parceria com Orlando Gomes. Foi professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais, na qual se graduou, e da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Também integrou a Consultoria-Geral da República de março de1961 a agosto de1961.