Ophir destaca valor da advocacia trabalhista na posse de dirigentes da AATDF
Brasília, 27/05/2011 - "O advogado trabalhista conhece a fundo os problemas sociais, percorre os corredores dos fóruns ao lado de seu constituinte, sofre, angustia-se e alegra-se com ele quando seus direitos são reconhecidos". A afirmação foi feita hoje (26) pelo presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, ao participar da solenidade de posse da nova Diretoria e do Conselho Deliberativo da Associação de Advogados Trabalhistas do Distrito Federal (AATDF), em Brasília, na qual foi empossado como presidente o advogado Nilton Correia.
Em seu discurso, Ophir ressaltou que a advocacia trabalhista alcançou uma dimensão da mais alta importância, representando o destino de um em cada quatro conflitos e tendo a Justiça trabalhista recebido, no último ano, quase 3 e meio milhões de casos novos. "Por trás desse gigantesco volume de processos está o advogado, cuja missão social não é outra senão a de promover segurança nas relações jurídico-trabalhistas, conciliar capital e trabalho, permitir o desenvolvimento com direitos assegurados, e, com isso, contribuir para o aprimoramento da sociedade", afirmou Ophir Cavalcante.
Ainda segundo o presidente nacional da OAB, embora não se tenha uma estatística oficial, estima-se que mais de 25% dos advogados militantes atuam, também, na Justiça do Trabalho. "São poucos os escritórios que não reservam um setor especialmente para atender as demandas trabalhistas, advocacia exercida, acima de tudo, com o coração, com paixão".