Menu Mobile

Conteúdo da página

Ophir preside reunião da UALP e cria fórum para fortalecer Justiça africana

segunda-feira, 23 de maio de 2011 às 18h25

Brasília, 23/05/2011 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, conduziu hoje (23), pela primeira vez, assembleia da União dos Advogados de Língua Portuguesa (UALP), realizada em Bissau, capital da Guiné-Bissau, na condição de presidente da entidade que congrega os países de língua portuguesa. Durante a assembléia, informou Ophir, "foi criado um fórum para discutir ações que fortaleçam o sistema judiciário africano, de forma a lhe conferir independência, autonomia e estabilidade para que a Justiça possa ali exercer seu papel de segurança jurídica, o que é fundamental para o Estado democrático de Direito". O fórum será constituído de dirigentes de associações de juízes e de membros do Ministério Público, além de ministros da Justiça e de advogados ligados à UALP. Participou também da reunião o vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Alberto de Paula Machado.

Durante a assembléia foi aprovada também a realização de uma reunião da UALP em Lisboa, Portugal, no segundo semestre deste ano - em data a ser definida -, já com o fórum de advogados, juízes e promotores "para discutir ações conjuntas no sentido de fortalecer o Judiciário nos países africanos", segundo Ophir. Ele salientou que o Brasil poderá participar também "ajudando com a informatização e a experiência do processo eletrônico brasileiro para o sistema judiciário dos países africanos de língua portuguesa, visando a dar mais justiça e dignidade aos irmãos daquele continente".

Ophir Cavalcante e Alberto de Paula Machado foram recebidos hoje, após participarem da XVII Assembleia Geral da UALP, pelo embaixador do Brasil na Guiné-Bissau, Jorge Geraldo Kadri. Amanhã (24), eles visitarão a ministra da Justiça da Guiné-Bissau, Mamudu Saliu Jalo, além dos presidentes dos Tribunais de Justiça. Após essa visita, os dois retornam ao Brasil, onde chegam quarta-feira (25) à noite.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres