Ophir participa de sessão do CNMP que julgará hoje caso Bandarra e Guerner
Brasília, 17/05/2011 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, irá participar hoje (17) da reunião plenária do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) que analisará o Processo Administrativo Disciplinar (PAD) 1515/2009-73, que apura a suposta participação dos promotores de Justiça do Distrito Federal Leonardo Bandarra e Deborah Guerner no esquema desbaratado pela Operação Caixa de Pandora.
O julgamento do caso começou no dia 6 de abril, com a leitura de relatório e voto pelo conselheiro Luiz Moreira. Ele pediu a demissão dos dois promotores, por exigência de vantagem indevida a José Roberto Arruda, ex-governador do DF, e pelo vazamento de informações sobre a Operação Megabyte. O relator também pediu a suspensão de Deborah Guerner, por 60 dias, e de Leonardo Bandarra, por 150 dias no total. O julgamento foi interrompido por pedido de vista do conselheiro Achiles Siquara.
Além do voto de Luiz Moreira, anteciparam voto os conselheiros Almino Afonso (representante da OAB) e Bruno Dantas, seguindo o relator. Os demais conselheiros deverão votar depois da apresentação do voto-vista do conselheiro Achiles Siquara. Segundo o regimento do CNMP, o corregedor nacional não vota em processos disciplinares (artigo 60, parágrafo 4º). Já o presidente do CNMP votará apenas em caso de empate (artigo 26, inciso V).