Ophir quer mais participação da sociedade para reforma política sair do papel
João Pessoa (PB), 29/04/2011 - A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pretende mobilizar a sociedade civil organizada para encaminhar ao Congresso Nacional um projeto de iniciativa popular visando implementar a reforma política. "Eu só acredito em reforma política se for a partir da sociedade", afirmou hoje (29) o presidente nacional da entidade, Ophir Cavalcante, ao embarcar em João Pessoa com destino a Belém, no Pará. Ophir esteve na Paraíba inaugurando a Caravana de Defesa das Prerrogativas dos Advogados.
Ele lembrou que a reforma política teve seu início com a aprovação da Lei da Ficha Limpa, que foi fruto de um projeto de iniciativa popular. Para ele, é importante que a sociedade novamente se mobilize. "Se a sociedade não se mobilizar nós continuaremos reféns de caciques partidários, continuaremos reféns de uma política atrasada em que se privilegia somente o abuso do poder econômico e o abuso do poder político", afirmou.
A OAB Nacional ajuizou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) questionando as aposentadorias de ex-governadores em vários estados, entre eles o da Paraíba. O presidente da entidade acredita que as ações começarão a ser julgadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a partir de agosto. A primeira que deverá ser julgada será a ação contra as aposentadorias no Estado de Sergipe.