Ophir: defesa do meio ambiente é compromisso da OAB e da advocacia
Brasília, 17/10/2010 - Ao participar hoje (17) da abertura dos trabalhos da primeira reunião da Comissão Nacional do Meio Ambiente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o presidente nacional da entidade, Ophir Cavalcante, afirmou ser compromisso da Ordem e da advocacia brasileira a luta pela preservação do meio ambiente. "Essa é uma luta que é todos os cidadãos, mas em especial dos advogados por terem eles o dever de, com base na lei, apontar soluções e caminhos para a defesa do meio ambiente, privilegiando todas as formas de não agressão e de auto sustentabilidade".
Ao final da reunião, a Comissão - presidida pelo conselheiro federal Gilberto Piselo do Nascimento, de Rondônia - definiu um plano interno para que as 27 Seccionais da OAB tenham condições de aderir imediatamente o programa OAB Ambiental, já implantado pelo Conselho Federal. O objetivo é diminuir a agressão ambiental por meio de pequenas atitudes que vão desde o cuidado com o lixo reciclável até a não utilização de copos descartáveis, entre outras medidas.
Para Ophir, "esse é um trabalho de mudança de cultura, educacional mesmo e que a Ordem vai fazer internamente para ajudar a criar e difundir a consciência ambiental". Nesse sentido, ficou decidido que a OAB Nacional vai criar um concurso para premiar as melhores práticas internas que venham a garantir a preservação do meio ambiente.