Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB defende que os candidatos debatam mais sobre reforma política

sábado, 24 de julho de 2010 às 09h11

Curitiba, 24/07/2010 - O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante disse em visita a Curitiba, que espera que os candidatos falem mais sobre a reforma política, que considera uma reforma importante para a consolidação da democracia brasileira. ''Esse é um momento de reflexão. Eu gostaria muito de ouvir dos candidatos, principalmente os candidatos à presidência da República, que proposta eles têm em relação à reforma política'', declarou.

Para Cavalcante, ''há a necessidade sim de se fazer uma modernização''. ''Vimos agora nessas pré-campanhas que existiram que já eram campanhas e a legislação eleitoral proíbe. Precisamos evoluir dentro de uma discussão democrática, republicana de como nós queremos as eleições. Isso passa por uma proposta da OAB de reforma política.'' O presidente do Conselho aponta que uma reforma teria que acabar com o clientelismo, com os ''donos de partidos, donos da política'' e garantir melhor igualdade de condições na disputa bem como conter o abuso econômico.

A dificuldade para incentivar o debate sobre o assunto, aponta Cavalcante, se dá pela própria resistência dos candidatos em falar sobre o tema. ''Parece que o tema em si é um tema tabu. Todos ficam com medo de tocar nesse assunto. Porque vão desagradar aqueles que os apoiam. E isso é muito ruim. Por isso eu lanço aqui no Paraná esse desafio para que os candidatos comecem a falar para a sociedade sobre seus projetos de reforma política. Se é que tem.''

O Conselho Federal deverá realizar um grande evento para discutir a reforma política em dezembro. As propostas aprovadas nesse evento irão ser entregues pela OAB ao presidente eleito. ''Queremos que ele assuma o compromisso de trabalhar pela aprovação da reforma porque sem o empenho do Executivo ela tem poucas chances de prosperar'', disse. (Folha de Londrina)

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres