Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB-MS apóia pedido de refúgio de juiz boliviano e envia ofício a Ophir

sexta-feira, 9 de julho de 2010 às 10h42

Campo Grande (MS), 09/07/2010 - A Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Mato Grosso do Sul manifestou seu apoio ao pedido de refúgio ao governo brasileiro solicitado pelo juiz de Santa Cruz de La Sierra (Bolívia), Luiz Hernando Tapia Pach. A entidade acompanha o caso desde que o magistrado boliviano procurou a Subseção de Corumbá, no dia 19 de junho deste ano, para denunciar perseguição política por parte do governo de Evo Morales a advogados e magistrados.

O presidente da OAB-MS, Leonardo Avelino Duarte,que está oficiando o Conselho Federal da OAB sobre o problema relativo ao país vizinho, diz que a situação denunciada pelo magistrado boliviano deve ser acompanhada de perto pelas autoridades brasileiras. "Me preocupa saber que o governo Evo Moralesdesobrigou a presença de advogados na propositura de ações judiciais e parece constranger a magistratura local". Ainda para Duarte, o governo boliviano anda na contramão das legislações mundiais "que reforçam a independência da magistratura e do respeito às prerrogativasdos advogados".

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres