Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB enaltece 5 anos do CNMP: controle externo foi eficaz para fortalecer MP

segunda-feira, 21 de junho de 2010 às 18h06

Brasília, 21/06/2010 - Valeu a pena. Assim começou o discurso proferido pelo presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, ao se referir aos cinco primeiros anos de instalação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), comemorados hoje (21) em solenidade no Memorial JK, em Brasília. Ao enaltecer o trabalho desempenhado pelo Conselho encarregado do controle externo do MP, Ophir ressaltou que também a OAB ajudou a construir este momento. "Sempre foi uma bandeira da advocacia brasileira e da sociedade o controle externo. Este, apesar de todas as resistências iniciais, mostrou-se muito eficaz para fortalecer o Ministério Público e também a magistratura", afirmou Ophir.

O presidente da OAB enalteceu os avanços significativos obtidos pelo CNMP na solenidade de aniversário e se disse especialmente gratificado com a notícia de que a grande meta do órgão é garantir uma unidade cada vez maior. "Nós, advogados e cidadãos, sempre tivemos dificuldade de entender que cada representação do Ministério Público falava uma linguagem distinta. Agora vemos que o MP como um todo, mesmo em suas diversas setorizações, está plenamente identificado com o CNMP". A unidade maior é uma das metas previstas no planejamento estratégico do CNMP para o período de 2010 a 2015, que foi apresentado na cerimônia pela conselheira Cláudia de Freitas Chagas, presidente da Comissão de Planejamento Estratégico e Acompanhamento Legislativo do CNMP.

Ophir Cavalcante ainda enalteceu a importância do planejamento como forma de traçar diretrizes estratégicas e demonstrar que o fortalecimento do MP é o mais importante dos objetivos da sociedade. "Os advogados congratulam-se com o Ministério Público. Temos muitas identidades e estamos ombreados com este órgão em busca de um Estado cada vez mais republicano", acrescentou o presidente da OAB.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres