Menu Mobile

Conteúdo da página

Compromisso da OAB com direitos humanos é ressaltado no CDDPH

quarta-feira, 12 de maio de 2010 às 16h48

Brasília, 12/05/2010 - Ao tomar posse hoje (12) como membro efetivo do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH), o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, enfatizou o compromisso da entidade com a defesa dos direitos humanos. "Este é um compromisso não apenas legal, por estar inscrito na nossa lei, mas tem sido um compromisso histórico, um compromisso moral que a OAB tem procurado zelar de uma forma muito efetiva, demonstrando à população brasileira que, para além dos nossos interesses pessoais, temos obrigações para com a sociedade, sobretudo em relação àqueles que se encontram à margem", sustentou Ophir em rápido discurso de posse, durante sessão conduzida pelo presidente do CDDPH, ministro Paulo de Tarso Vanucchi, da Secretariade Direitos Humanos da Presidência da República, que também ressaltou a luta histórica da OAB em prol dos direitos da pessoa humana.

A seguir, discurso do presidente nacional da OAB ao tomar posse no CDDPH:

"É uma honra muito grande assumir este posto pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, do qual tomei posse como presidente no dia 1º de feveiro deste ano. Os senhores e senhoras sabem do compromisso da Ordem dos Advogados do Brasil com a defesa dos direitos humanos - o que não é só um compromisso legal, pois está inscrito na nossa lei, mas tem sido um compromisso histórico, um compromisso moral, que a OAB tem procurado zelar de uma forma muito efetiva demonstrando à à população brasileira que, para além dos nossos interesses pessoais, temos obrigações para com a sociedade, sobretudo em relação àqueles que se encontram à margem. E nada melhor que fazê-lo nesse conselho, cuja história se confunde com a própria história de defesa dos direitos humanos neste País. Embora se trate de um Conselho ligado ao Executivo federal, é um órgão de Estado que exibe nele a participação da sociedade civil, dos movimentos sociais e que, por isso mesmo, tem uma representatividade muito grande e muita credibilidade em suas ações. Nele tem assento parlamentares, membros do Executivo, da sociedade civil, do Ministério Público, enfim, é um Conselho que tem mostrado e reafirmado efetivamente seu compromisso com a Nação brasileira e com a defesa dos direitos humanos. Por isso, como presidente nacional da OAB, asseguro que este Conselho terá sempre uma entidade que não só participa, mas que quer também melhorar cada vez mais o nível dos direitos humanos no nosso País e ajudar nas políticas públicas para que haja menos desigualdade e mais felicidade para o nosso povo. Muito obrigado, senhor presidente, pela recepção que aqui tive hoje, e deixo aqui a certeza de que tentarei contribuir da melhor forma possível, dentro dos meus conhecimentos e minha competência, para elevar cada vez mais o nome deste Conselho".

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres