Menu Mobile

Conteúdo da página

Presidente da Câmara garante à OAB apoio à PEC que cria 4 novos TRFs

quarta-feira, 31 de março de 2010 às 11h38

Brasília, 31/03/2010 - O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), manifestou hoje (31) seu apoio à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 544/02, que cria mais quatro Tribunais Regionais Federais (TRFs) para desafogar a demanda dos cinco hoje existentes no País. A afirmação de que a PEC é importante para o fortalecimento do Princípio Federativo e que, por essa razão, deve ser colocada em pauta rapidamente, foi feita por Temer em reunião com o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, o senador Tião Viana (PT-AC), e o presidente da Seccional da OAB do Distrito Federal, Francisco Caputo e diversos juízes federais representando a Ajufe. Temer ainda garantiu que a PEC 544 será um dos itens a ser discutidos na próxima reunião de líderes partidários, marcada para a semana que vem.

Na reunião, Temer disse que não vê porque a PEC não deva ser colocada logo em votação, uma vez que atende claramente aos princípios republicanos de efetividade da Justiça e da racionalização do processo. Ophir afirmou que a criação dos novos TRFs será importante para racionalizar e dar agilidade aos serviços e aproximar a Justiça do cidadão. "Nós temos muitas lutas, como o combate à corrupção, à impunidade e aos desmandos do próprio governo. É fundamental, para tanto, que tenhamos uma Justiça organizada e presente".

Ainda segundo o presidente nacional da OAB, uma Justiça melhor organizada não é positiva apenas para a advocacia, mas sobretudo para o jurisdicionado. Ophir lembrou que há uma demanda reprimida principalmente nos Estados das regiões Norte e Nordeste. "A Justiça não está presente da forma que deveria e isso atenta contra os direitos do cidadão. Com novos TRFs instalados nesses locais, a Justiça estará muito mais próxima da sociedade". Também participaram da reunião, no gabinete de Temer, uma série de juízes federais que também apoiam a PEC.

Representando a Ajufe estiveram também na audiência com o Temer os seguintes juízes federais:Moacir Ferreira Ramos, Eduardo Cubas, Alexandre Vidigal, Sergio Wolney, João Cesar Ottoni de Matos, Regivano Fiorindo, Marcelo Basseto, Bruno Oliveira, Cleberson José Rocha, Roberto Wanderley, Marcelo Rebello Pinheiro.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres