Menu Mobile

Conteúdo da página

Ophir: segurança pública exige política de Estado e um basta a medidas tópicas

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010 às 11h49

Brasília, 22/02/2010 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, ao participar hoje (22) do lançamento da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), no Ministério da Justiça, afirmou que "é importante que o país pense a segurança pública como uma política de Estado e não uma política de governo, pois a sociedade está farta de políticas públicas setorizadas, como se essa questão fosse uma ilha isolada em cada Estado da Federação brasileira". Em rápido discurso na cerimônia de lançamento, o presidente nacional da OAB elogiou a iniciativa da constituição da Enasp e sustentou que a sociedade brasileira quer um basta às políticas públicas fragmentadas, sejam elas de segurança ou de outras áreas. "Chega de medidas tópicas que atacam mais as conseqüências que as causas", sublinhou Ophir.

A ata de constituição da Enasp - estratégia que visa desarticular organizações criminosas e reduzir a violência, atacando os problemas de superlotação nos presídios e dando efetividade aos inquéritos e processos criminais - foi assinada pelo ministro da Justiça, Luiz Paulo Teles Barreto, pelo presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Gilmar Mendes, e pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel. A mesa diretora da solenidade contou também com a presença do advogado-geral da União, Luis Inácio Adams, e dopresidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, convidado a discursar em nome da advocacia e da sociedade.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres