OAB recebe 20 advogados africanos para estágio em escritórios brasileiros
Brasília, 23/10/2009 - Tem início na próxima segunda-feira (26) o Programa de Capacitação e Estágio Profissional, promovido pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) juntamente com a Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores. Por meio do programa, 20 advogados africanos de língua portuguesa farão estágio profissional em escritórios de advocacia brasileiros e participarão de cursos e palestras durante 40 dias, conforme programação elaborada pela Comissão de Relações Internacionais da OAB, que organiza o programa e é presidida pelo membro honorário vitalício da entidade,Roberto Busato.
O programa busca oferecer ao advogado a absorção do conhecimento acerca do sistema jurídico vigente e incentivar o desenvolvimento do Direito Comparado como ciência, além de estimular o aprofundamento das relações culturais, sociais e de cooperação jurídica não só entre a OAB e os advogados visitantes, mas também entre os países e suas instituições públicas ou privadas.
Entre os dias 16 de novembro e 20 de novembro deste ano, os 20 advogados participantes farão uma viagem a Brasília para visitar as sedes dos Tribunais Superiores e ao Conselho Federal da OAB. Os advogados estrangeiros irão estagiar nos seguintes Estados brasileiros: Goiás (oriundos da Guiné-Bissau); Rio Grande do Sul (os vindos de Moçambique); São Paulo (oriundos de Angola); Ceará (oriundos de Cabo Verde) e Bahia (oriundos de São Tomé e Príncipe).