OAB-RS acompanha com atenção avanço da nova gripe e recomenda prudência
Porto Alegre (RS), 03/08/2009 - A Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Sul (OAB-RS) vem acompanhando com atenção o avanço da gripe A (Influenza A H1N1) no Estado e tem buscado, permanentemente, informações sobre o controle da disseminação do virus, a fim de aplicá-las em suas dependências e nas quais atuem os advogados. "Os advogados tem procurado a Ordem demonstrando apreensão com o aumento dos casos no Estado e, especialmente, com os riscos de contágio no seu ambiente de atuação profissional", afirmou hojeo presidente da entidade, Claudio Lamachia.
Diante destes fatos, a OAB-RS tem mantido contato com as entidades de saúde, cercando-se de informações sobre as ações empreendidas na prevenção de novos casos e no atendimento dos infectados. Lamachia salientou, ainda, que é preciso prudência por parte dos entes públicos, para que não se crie um clima de pânico entre a população e fez referência à nota técnica divulgada pelo Tribunal de Justiça (TJRS) dando conta das ações empreendidas para minimizar o contágio em suas dependências.
Na ocasião da divulgação da nota técnica, o corregedor-geral da Justiça, Luiz Felipe Brasil Santos, informou que expediu ofícios-circulares a todos os diretores dos Foros do Estado, orientando a compra de álcool na concentração necessária de 70% (em forma líquida ou em gel) para a higienização dos locais em que há maior probabilidade de contágio em razão do fluxo de pessoas, como balcão do cartório, telefones e maçanetas. A orientação da Corregedoria é a de que estejam disponíveis em todos os banheiros dos foros, privados ou públicos, sabonetes preferentemente na forma líquida e papel-toalha.