Menu Mobile

Conteúdo da página

Qualificação de advogado é prioridade da atual gestão da OAB, sustenta Ophir

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008 às 17h49

Manaus (AM), 05/12/2008 - O diretor do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante Junior, destacou hoje (05) como um dado significativo o fato de que a gestão do presidente nacional da OAB, Cezar Britto, "elegeu a qualificação do advogado com um dos pontos de sua plataforma de trabalho em favor da advocacia brasileira". A afirmação foi feita em discurso na formatura da primeira turma de especialização da Escola Superior de Advocacia do Amazonas (ESA/AM), vinculada à Seccional da OAB do Estado. No contexto de privilegiar a qualidade do ensino jurídico, segundo Ophir, a Escola Nacional de Advocacia (ENA) do Conselho Federal da entidade está provendo, atualmente, cursos de especialização e de atualização para mais de 1.500 advogados.

De acordo com Ophir Cavalcante Junior, "essa evolução só está sendo possível porque a Ordem tem compromisso como ensino jurídico, o que tem demonstrado na defesa intransigente do Exame de Ordem e na qualidade das escolas de Direito, as quais, graças à OAB, não são criadas e nem ampliadas há mais de um ano". Ele salientou que, dentro da sua prioridade de melhor qualificação do profissional da advocacia, a entidade se preocupa em aperfeiçoar um sistema de ensino "que informe e forme, que capacite o jurista a conhecer bem o sistema jurídico positivo, em ato e potência, sem deificá-lo; que estimule a produção do conhecimento novo através da pesquisa; que habilite o profissional a transformar o Direito em benefício do interesse de toda a sociedade e da emancipação do homem".

O diretor da OAB Nacional observou também em seu discurso que a solenidade de formatura da ESA/AM significará um marco na vida profissional dos formandos e de seus familiares. "Para os primeiros, porque traduz o resultado dos esforços que empreenderam para, com sacrifício de seus afazeres profissionais, alcançarem o título de especialistas em Direito e, aos segundos, porque é sempre reconfortante ver que todo o esforço que empregaram ao investir na educação (pais) e ainda empregam ao abrirem mão do convívio familiar (cônjuge e filhos), estão sendo reconhecidos". Participaram da solenidade também o presidente da OAB-AM, Aristófanes Castro Filho; os conselheiros federais da OAB pelo Amazonas Oldeney Valente e Eloi Andrade, além do diretor-geral da ESA/AM, Eid Badr.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres