Britto cumprimenta OAB-RO pelos 36 anos de criação
Brasília, 15/10/2008 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, cumprimento hoje (15) o presidente da Seccional de Rondônia da entidade, Hélio Vieira, pela passagem do 36º aniversário de criação da OAB no Estado. Na mensagem enviada a Hélio Vieira, o presidente Cezar Britto destacou o papel importante desempenhado pela Seccional neste período, principalmente daqueles advogados pioneiros - como Salma Roumiê, única mulher a assinar a Ata de criação da Seccional - que,com muita coragem, enfrentaram a ditadura militar e implantaram a OAB de Rondônia.
Em sua mensagem, Cezar Britto destaca que, "no instante em que essa combativa e prestigiosa Seccional completa 36 anos de notáveis serviços prestados à advocacia rondoniense e do Brasil, associo-me às incontáveis manifestações de apreço que lhe são direcionadas, pedindo ao nobre Presidente Hélio Vieira aceitar e transmitir aos demais ilustres diretores e conselheiros estaduais e federais, as mais efusivas congratulações pela grande data comemorada".
Um dos participantes daquela histórica reunião, o atual conselheiro do Tribunal de Contas Rochilmer Mello da Rocha, lembra que a sessão foi realizada numa sala do fórum Ruy Barbosa. "Para criar uma seccional era necessário ter pelo menos 22 advogados na Unidade Federativa, e aqui no Território àquela altura tínhamos apenas dois municípios, só Porto Velho e Guajará-Mirim. Lembro que para conseguirmos juntar o exigido foi preciso contar e recontar, mas a quantidade foi alcançada".
Naquele tempo, continua Rochilmer, "como não tínhamos um órgão local de classe, todos os advogados tinham registro em outros Estados, o meu, por exemplo, era da OAB do Amazonas. Depois da reunião de criação foi constituída uma comissão coordenadora, composta dos advogados Fouad Darwich Zacharias, José Mário Alves da Silva e Odacir Soares Rodrigues que dirigiu os trabalhos até 1974, quando foi instalada a seccional" - os dois primeiros já são falecidos.
Odacir Soares, atual chefe da Casa Civil do governo lembra que um fator importante para a criação da seccional foi o apoio do juiz Antonio Alberto Paca. "Ele veio de São Paulo e tinha lá muito contato com a Ordem, e sabia da importância da seccional para o relacionamento dos advogados com o Judiciário".