Mediação da OAB põe fim à greve dos médicos em PE
Recife, 17/09/2008 - O conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil pelo estado de Pernambuco, Ricardo Correia de Carvalho, comunicou hoje (17) ao presidente nacional da entidade, Cezar Britto, o fim da greve dos médicos em seu Estado após inúmeras reuniões entre o sindicato da categoria e o governo de Pernambuco. Por designação de Britto, o conselheiro federal atuou como mediador na crise da saúde público de Pernambuco. "Com efeito, desde aquela designação busquei incessantemente restabelecer o diálogo entre a classe médica, através de suas lideranças, e o governo do Estado, haja vista que os relacionamentos estavam por demais desgastados, agravados que foram por uma série de equívocos de alguns atores que anteriormente haviam se envolvido no processo".
Segue a íntegra do comunicado enviado a Cezar Britto pelo conselheiro federal Ricardo Correia de Carvalho:
Em face da designação de V.Exa., no dia 11.09, para, na condição de observador deste Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, atuar na crise da saúde pública no Estado de Pernambuco, tenho a observar, com grata satisfação, que o impasse chegou ao fim na noite de ontem (16.09.2008).
Com efeito, desde aquela designação busquei incessantemente restabelecer o diálogo entre a classe médica, através de suas lideranças, e o Governo do Estado, haja vista que os relacionamentos estavam por demais desgastados, agravados que foram por uma série de equívocos de alguns atores que anteriormente haviam se envolvido no processo.
O certo é que, Sr. Presidente, assegurando a ambas as partes o sigilo das conversações conseguimos restabelecer o diálogo, valendo destacar que após mais de 40 horas de exaustivas reuniões, a portas fechadas, o acordo foi celebrado e homologado pela Assembléia de Médicos, devendo a classe médica retornar ao trabalho no dia de hoje.
Observo, em testemunho da verdade, o espírito público dos que representaram o Governo de Pernambuco, o Sindicado dos Médicos e o Cremepe, na medida em que buscaram, conjuntamente, melhores dias para a saúde do povo pernambucano.
Finalmente, destaco que, como mediador do acordo, coube ao Conselho Federal da OAB acompanhar o cumprimento daquele, consoante se colhe do Termo de Compromisso que segue em anexo.
Esperando ter cumprido a contento o múnus que me foi delegado, e agradecendo a confiança que depositada, firmo-me
Cordialmente,
Ricardo Correia de Carvalho
Conselheiro Federal pela OAB/PE