Menu Mobile

Conteúdo da página

Britto abre seminário e diz que Quinto deve integrar conceito de Justiça

segunda-feira, 15 de setembro de 2008 às 20h37

Brasília, 15/09/2008 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, abriu hoje (15) o II Seminário "O Quinto Constitucional e a Promoção da Justiça" pregando a harmonia e a solidariedade entre os segmentos que integram o Judiciário como forma de melhorar e democratizar a prestação de serviços da Justiça à cidadania. "O quinto não pode simbolizar a disputa entre magistrados, advogados e membros do Magistério Público, pois não é esta a finalidade do Quinto: ele tem como objetivo integrar o próprio conceito de Justiça, que só existirá se todos os seus integrantes, no mesmo patamar, todos possam ser responsáveis e solidários na administração da justiça", observou o presidente nacional da OAB. "Um não pode dizer que é melhor que o outro, ou dizer que tem mais poder ou mais especialização, mais competência do que o outro; afinal, somos um todo - e um todo que a Constituição brasileira elegeu para fazer um Brasil melhor".

Britto afirmou esperar que, ao final desse seminário, a idéia da solidariedade e melhor relacionamento entre as forças que compõem o Judiciário prevaleçam. "Depois desse encontro espero arquivar toda essa mentalidade que entende que o advogado, que é a voz defesa, não é fundamental, ou que a advocacia é secundária. Assim como não tenho dúvida de que, desse encontro, a cidadania sairá vencedora. A voz da defesa, que é cada vez mais combatida por aqueles que têm mentalidade autoritária, ganhará nova força".

Da abertura, além de Britto e da secretária-geral da OAB Nacional, Cléa Carpi da Rocha - que coordena o seminário como presidente da Comissão Especial do Quinto Constitucional da entidade - participaram o vice-presidente nacional da OAB, Vladimir Rossi Lourenço, e o secretário-geral adjunto, Alberto Zacharias Toron, ao lado dos membros honorários vitalícios da entidade Herman Assis Baeta, Reginaldo Oscar de Castro, Rubens Approbato Machado e Roberto Busato. Presentes também os ministros Flávio Bierrenbach (Superior Tribunal Militar), Cristina Pedduzzi (Tribunal Superior do Trabalho), Marcelo Henriques Ribeiro e Caputo Bastos(Tribunal Superior Eleitoral) ePeçanha Martins (Superior Tribunal de Justiça, aposentado).

Participaram ainda da cerimônia de abertura do seminário os presidentes das Seccionais da OAB, Saul Quadros (Bahia), Antonio Augusto Genelhu (Espírito Santo), Miguel Cançado (Goiás), José Mário Porto (Paraíba), Wadih Damous (Rio de Janeiro) e Henri Clay Andrade (Sergipe), além de diversos conselheiros federais da entidade, representantes do Quinto Constitucional em tribunais regionais e advogados convidados.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres