Menu Mobile

Conteúdo da página

Em Conferência da OAB, Patrus critica fome como ‘violência oculta'

quinta-feira, 4 de setembro de 2008 às 16h20

Brasília, 04/09/2008 - O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, afirmou hoje (04) que um dos piores tipos de violência existentes no Brasil é a fome, classificada por ele como "violência oculta" e "silenciosa", que vai matando aos poucos. "É o que também chamamos de violência branca, a violência da miséria, da desnutrição, da exclusão social, da ausência das condições mais básicas de vida, que corrói devagar". As afirmações foram dadas pelo ministro em palestra que integrou a programação da Conferência Nacional para a Superação da Violência e Promoção da Cultura da Paz, realizada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Em sua palestra, o ministro, que é advogado de formação e já lecionou Direito,apresentou um histórico do crescimento da violência e dos vários tipos de discriminação e exclusão que surgiram no Brasil. Ele defendeu a tese de que o problema que mais contribui para a violência crescente no Brasil não é a pobreza em si, mas a conexão existente entre a violência e desigualdade social.

Segundo Patrus, o governo deve seguir investindo em políticas sociais eficientes, sempre com a visão de que "política social não é para reduzir a miséria extrema". "Entendo que política social deve ter como meta a igualdade entre todos, ou seja, a garantia de acesso universal à comida, educação, saúde de qualidade e ao direito de propriedade - que, segundo o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome deve ser uma das exigências superiores até mesmo em relação ao direito à vida".

O ministro ainda citou a importância de ter a OAB como parceira nos projetos de combate à miséria. A Conferência Nacional para a Superação da Violência e Promoção da Cultura da Paz prossegue até amanhã (05) no plenário do edifício sede da OAB Nacional, em Brasília.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres