Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB quer conscientizar eleitor no PI, onde ainda se troca voto por dentadura

segunda-feira, 1 de setembro de 2008 às 09h44

Teresina (PI), 01/09/2008 - A Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Piauí lançou uma cartilha para conscientizar o eleitor quanto à importância de votar corretamente nas eleições municipais. O documento tem como objetivo a orientação de eleitores e candidatos sobre as principais regras do pleito eleitoral e informar como o cidadão comum deve agir para fiscalizá-las. A publicação possui linguagem acessível e leva em consideração as características do crime eleitoral mais praticado no Piauí: a compra do votos.

Uma das características do Estado, segundo o presidente da Comissão Eleitoral da OAB-PI, Ney Ferraz, é que os eleitores ainda trocam voto por dentadura, por exemplo. "Essa é uma realidade do nosso Estado, trocar voto por dentadura, por cimento, por telha, por receita de remédios". Ele lembra que, no momento da confecção da cartilha, a OAB do Piauí levou em conta as características próprias do estado e as dificuldades do eleitorado e dos próprios candidatos.

Além da cartilha, a OAB-PI dispõe de um número de telefone, o 2107-5800, que funciona como um "Disque Denúncia" contra a corrupção eleitoral. A OAB-PI vai trabalhar em cima das denúncias em conjunto com a Polícia Federal e o Ministério Público. Para a primeira divulgação da cartilha foram confeccionados cinco mil exemplares.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres