Menu Mobile

Conteúdo da página

Artigo: Advocacia, uma vocação de fé

segunda-feira, 11 de agosto de 2008 às 18h27

Natal (RN), 11/08/2008 - O artigo "Advocacia, uma vocação de fé" é de autoria do presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio Grande do Norte, Paulo Eduardo Teixeira:

"Um autor desconhecido escreveu: "Senhor! Abençoa a minha função de advogado. Faze que eu seja um testemunho a serviço da liberdade, da Justiça e da paz. Dá-me saúde para trabalhar, equilíbrio para pensar e agir; serenidade para me aperfeiçoar, sabedoria para conciliar Justiça e lei. Aumenta a minha fé para atuar com paciência a luz da verdade. Na constante jornada do Direito, inspira-me para que eu seja leal a todos: juízes, promotores, clientes e adversários. Tu sabes, ó Mestre, que minhas forças não são suficientes, mas com tua ajuda serei forte, agirei como um conselheiro, servindo com amor e alegria, visando o bem estar humano e social. Enfim, quero celebrar e agradecer as vitórias e êxitos alcançados e agradecer-te pela vocação que me confiaste no propósito de construir uma sociedade justa e fraterna".

Como ensina Rui Barbosa, "Legalidade e liberdade são as tábuas da vocação do advogado. O Presidente César Brito em uma das suas falas já disse: "Advogado, o pulsar das suas veias é o da rebeldia de se postular Justiça no país da desigualdade e da concentração de renda".

No dia 11 de agosto, os advogados brasileiros comemoram o seu dia. É hora de reflexão! É chegado o momento de perguntarmos: Alcançamos o Estado Democrático de Direito? Temos Justiça para todos? O Estado ainda não conseguiu oferecer, assegurar ao cidadão estas duas garantias constitucionais. Portanto, é preciso rebelar.

Como anunciou o poeta, "a vida deveria ser bem melhor. E será!" Não devemos esquecer dos nossos sonhos, dos nossos ideais, nem permitir que nos afastem dos nossos compromissos, sequer do nosso juramento. Devemos sempre lembrar das palavras de santo Ivo quando admitido na Ordem dos Advogados, "juro pela pureza de minhas intenções que quero ser a fortaleza dos fracos, dos humildes, dos pobres e dos necessitados".

Advogado, "teu dever é lutar pelo Direito, mas no dia em que encontrares o Direito em conflito com a Justiça, lute pela Justiça".

Não devemos descansar enquanto não atingirmos uma Justiça igualitária e plural, pois Justiça para todos é o fortalecimento da cidadania, e a conformação que alcançamos um Estado Democrático de Direito. Parabéns advogados do meu Estado! Feliz dia dos Advogados!"

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres