Menu Mobile

Conteúdo da página

Comitê Cidadania e Voto Consciente da OAB-PR começa campanha

terça-feira, 5 de agosto de 2008 às 11h06

Curitiba (PR), 05/08/2008 - Instituições que representam diversos segmentos da sociedade assinaram na sede da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Paraná, o manifesto do Comitê Cidadania e Voto Consciente. O comitê vai orientar os eleitores sobre o voto transparente e denunciar casos de corrupção eleitoral. As ações serão desenvolvidas nos próximos 60 dias, começando pela instalação de um núcleo do comitê na OAB em Curitiba. As instituições apoiadoras deverão, ainda, discutir uma agenda mínima de propostas para apresentar aos candidatos.

O manifesto convida a população a refletir sobre a importância do voto de cada um. A intenção é estimular os eleitores a valorizar os candidatos que tenham na sua plataforma de governo planos eficientes para o combate à desigualdade social e para o aprimoramento da prestação de serviços públicos básicos, como educação e saúde.

O núcleo do comitê na OAB começa a atender a população esta semana. Uma equipe de 66 advogados voluntários se revezará diariamente para analisar e encaminhar ao Ministério Público possíveis denúncias de casos de corrupção. As instituições ficarão encarregadas da difusão da proposta do voto consciente ao público de seu relacionamento.

O presidente da OAB Paraná, Alberto de Paula Machado, disse que o comitê tem dupla aptidão: de pugnar pelo voto consciente e combater a corrupção eleitoral. "Votar é o ato cívico mais importante. O eleitor deve colher o máximo de informações sobre o seu candidato", afirmou. "É a partir do voto consciente que teremos condições de transformar a realidade brasileira." O Ministério Público atuará de forma integrada com o comitê.

Representando a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ladislau Biernaski afirmou que iniciativas como essa contribuem para aprimorar a democracia no Brasil. O número do telefone no núcleo do Comitê Cidadania e Voto Consciente na OAB faz referência à Lei 9840, que possibilita a cassação do registro dos candidatos que tentam comprar o voto dos eleitores.

Entre as entidades que assinaram até agora o manifesto do Comitê Cidadania e Voto Consciente, da OAB-PR, estão Associação Comercial do Paraná; Associação dos Magistrados do Trabalho; Associação dos Procuradores do Estado do Paraná; Associação Juízes para a Democracia; Conferência Nacional dos Bispos do Brasil; e Federação das Indústrias do Estado do Paraná.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres