OAB-RS alerta sobre manobras que ameaçam prerrogativas
Bento Gonçalves (RS), 30/05/2008 - O presidente da Seccional da OAB do Rio Grande do Sul (OAB-RS), Claudio Lamachia, disse, hoje (30) que a advocacia encontra-se em um momento de necessária afirmação e os advogados precisam estar atentos e unidos "para avaliar com competência e serenidade as manobras que buscam desprezar os esforços pela manutenção das prerrogativas profissionais, que são, em última análise, prerrogativas da própria cidadania". Lamachia fez as colocações na solenidade de abertura do Iº Colégio de Presidentes de Seccionais da OAB, que está sendo realizado na cidade de Bento Gonçalves, localizada na serra gaúcha, sob a direção do presidente nacional da entidade, Cezar Britto.
Diante dos presidentes de Seccionais da OAB de todo o país, Lamachia destacou ainda que "é chegada a hora de fortalecer nossa presença e interlocução com o Congresso Nacional, notadamente nas esferas de decisões que ampliam ou enfraquecem os direitos da cidadania". O dirigente gaúcho defendeu uma "reação enérgica contra a grave crise ética que assola o país". "Precisamos encabeçar, em todo o território nacional, um movimento público, sem qualquer conotação partidária, que defenda a cidadania e as instituições democráticas, pois estas precisam ser preservadas, necessariamente".
Em julho do ano passado, a OAB-RS, juntamente com outras 80 entidades da sociedade civil, levou às ruas de Porto Alegre a campanha "Agora Chega! - Movimento Contra a Impunidade e a Corrupção", de âmbito estadual e que acabou sendo realizado também em outras seccionais da Ordem.