OAB abre sessão para debater conflitos na Raposa Serra do Sol
Brasília, 20/05/2008 - O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) acaba de abrir a sessão plenária em que será debatido o conflito entre índios e não-indígenas instalado na reserva Raposa Serra do Sol, situada no Estado de Roraima. Dirige a sessão, integrada pela diretoria da OAB e os 81 conselheiros federais da entidade, o presidente nacional da OAB, Cezar Britto. Dela participam o governador de Roraima, José de Anchieta Junior, o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Meira, o senador Mozarildo Cavalcante (PTB-RR) e o deputado Marcio Junqueira (DEM-RR). Na oportunidade, será apresentado o relatório elaborado pelos conselheiros federais da OAB - o presidente nacional da Comissão Nacional de Direitos Humanos da entidade, Agesandro da Costa pereira (ES), e o coordenador do Grupo de Trabalho de Assuntos Indígenas, Lúcio Flávio Sunakozawa (MS) - enviados por Cezar Britto ao local na última semana, para avaliar a situação e ouvir as partes envolvidas no conflito.
Também participam da reunião no plenário da OAB o procurador-geral do Estado de Roraima, Luciano Alves de Queiroz, o procurador-geral da Funai, Antonio Salmeirão, o diretor do Departamento de Processo Legislativo do Ministério da Justiça, Paulo Maurício Teixeira da Costa, a consultora da União da Advocacia-Geral da União, Alda Carvalho, e o secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Pedro Abramovay. Presentes ainda,o vice-presidente nacional da OAB, Vladimir Rossi Lourenço, e a secretária-geral, Cléa Carpi da Rocha, além dos presidentes das Seccionais da OAB de Roraima, Antonio Oneildo Ferreira, e de Sergipe, Henri Clay Andrade.
Os representantes da OAB farão a apresentaçãodo relatório da viagem feitaa Roraima. Em seguida,o governador de Roraima e o presidente da Funai terão vinte minutos, cada um, para apresentar suas versões do tema.Depois dessas apresentaçõs, os conselheiros federais da OAB deliberão sobre o tema.