Menu Mobile

Conteúdo da página

Relator pede informações a presidente do STJ sobre lista da OAB

quarta-feira, 30 de abril de 2008 às 14h23

Brasília, 30/04/2008 - O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Paulo Gallotti, pediu informações ao presidente do Tribunal, ministro Humberto Gomes de Barros, sobre a questão envolvendo a escolha dos nomes da lista sêxtupla apresentada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para ocupar a vaga aberta após a aposentadoria do ministro Antônio de Pádua Ribeiro e destinada ao quinto constitucional da advocacia.

Somente depois de recebê-las, o ministro apreciará o pedido de liminar no mandado de segurança ajuizado pela entidade (de número 13532) com o objetivo de garantir que o STJ defina a lista tríplice e impedir que outra vaga seja preenchida antes da que é destinada à OAB. O mandado foi entregue pessoalmente pelo presidente do Conselho Federal da OAB, Cezar Britto, ao presidente do STJ e será julgado pela Corte Especial do STJ. O ministro Paulo Gallotti é o relator.

Em fevereiro, o Tribunal devolveu a lista com os nomes de seis advogados indicados pela OAB para preencher a vaga de ministro do STJ, aberta com a aposentadoria do ministro Antônio de Pádua Ribeiro. Isso porque, após três votações, não houve votos suficientes para nenhum dos nomes indicados constar na lista tríplice que deve ser encaminhada ao presidente da República.

A OAB alega que o STJ não poderia ter devolvido a lista sem fundamento constitucional. Argumenta, também, que o preenchimento de qualquer das outras três vagas em aberto na Corte ofende o princípio da antiguidade para preenchimento dos cargos de direção no Tribunal. (Com informações do site do STJ).

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres