Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB consegue avanços nas negociações do impasse na UnB

terça-feira, 8 de abril de 2008 às 18h49

Brasília, 08/04/2008 – O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, anunciou há pouco que houve “alguns consensos e avanços nas negociações” entre estudantes e representantes da Reitoria e dos funcionários da UnB, mediada por ele na sede do Conselho Federal da entidade durante toda a tarde de hoje (08). Britto ainda tenta neste momento contatos com o reitor Thimoty Mulholand, e com a Polícia Federal - buscando a religação da água e da energia no prédio da Reitoria, que foram cortadas ontem, e se evitar o uso da força na sua desocupação – decisões com as quais concordaram os dois lados que se sentaram hoje à mesa de negociações promovida pela OAB.

“O mais importante, para nós, é a preservação da instituição universitária e do movimento estudantil, dois organismos fundamentais à democracia; entendo que, com isso, o impasse foi superado e vamos restabelecer o diálogo que deve existir nas instituições democráticas”, afirmou Cezar Britto, que vem exercendo um papel de intermediação na crise entre os estudantes e a Universidade de Brasília (UnB),

Diante do consenso inicial a que chegaram as partes, a ocupação dos estudantes continuaria pacífica, conforme garantiram representantes do Diretório Central dos Estudantes presentes, e as negociações seriam retomadas e intensificadas ao longo da semana, até a reunião do Conselho Universitário (Consuni) na próxima sexta-feira. Hoje, às 18h, representantes dos estudantes e da UnB voltam a se reunir na OAB. Antes, deve ocorrer uma assembléia dos estudantes, quando eles informarão sobre os pontos discutidos hoje.

Os representantes da administração da UnB apresentaram uma proposta intitulado “novo termo de compromisso”, e se chegou a um acordo de que o principal ponto seria a instalação de um Conselho Universitário Estatuinte Paritário” . Isso significa que o Conselho Universitário (Consuni) teria representação igualitária dos professores, dos funcionários e dos estudantes. Atualmente, a representação dos estudantes no Conselho é de 15%. Essas decisões, dentro do termo de compromisso, seriam discutidas na próxima sexta-feira.

Participaram das negociações, além de Britto, pela OAB, o vice-presidente da Seccional da OAB do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e o vice-presidente da Comissão Nacional do Ensino Jurídico do Conselho Federal da Entidade, José Geraldo de Souza. Pelos estudantes, participaram Raul Cardoso, do curso de Ciência Política; Karla Gamba, do curso de Artes Cênicas; Danilo Silvestre, de Ciência Política; e Camila Rodrigues, do curso de Relações Internacionais. Do lado dos professores e representantes da reitoria sentaram-se à mesa Leonardo Lazarte, diretor de Tecnologia de Apoio à Aprendizagem, Leila Chalub, decana de Extensão da UnB, e a assessora do reitor Timothy Mulholland, Célia Bonfim.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres