Menu Mobile

Conteúdo da página

Britto: OAB procura solução negociada para impasse na UnB

domingo, 6 de abril de 2008 às 16h07

Brasília, 06/04/2008 – O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, conversou hoje (06) por telefone com a presidente da União Nacional dos Esdutantes (UNE), Lúcia Stumpf, e com o reitor da Universidade de Brasília (UnB), Timothy Mulholland, buscando intermediar uma solução negociada para o impasse formado em torno de um grupo de 150 alunos que invadiram o gabinete da Reitoria e exigem a renúncia do reitor. “Preocupado com esses acontecimentos, a OAB procurou interceder, buscando uma solução negociada, pois a ninguém interessa que se pratiquem atos de violência, ou mesmo o uso de força para solução de conflitos que podem ser resolvidos por meio do diálogo”, esclareceu Britto, após dialogar com o reitor e a presidente da UNE.

Na última sexta-feira, a juíza federal substituta Cristiane Pederzolli, da 17ª Vara do Distrito Federal, expediu uma liminar garantindo a reintegração de posse à universidade, determinando a imediata desocupação do gabinete do reitor. De acordo com a decisão, o movimento – promovido pelo Diretório Central dos Estudantes da UnB – terá de pagar R$ 5 mil de multa a cada hora de desobediência. Na tarde de quinta-feira, agentes da PF chegaram ao local, que teve água e energia bloqueadas (mas já reativadas) em razão da invasão.

Na conversa com a presidente da UNE e o reitor da UnB, o presidente nacional da OAB colocou a entidade à disposição das negociações “para o caso de necessidade de uma intermediação mais aprofundada, inclusive no que se refere às reivindicações dos estudantes”. Britto vai aguardar o resultado da assembléia marcada pelos estudantes para esta segunda-feira (08), às 12h, e acompanhar a evolução dos fatos.

Nas negociações, Cezar Britto disse que conta com ajuda do vice-presidente da Seccional da OAB do Distrito Federal e secretário da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia do Conselho Federal da OAB, Ibaneis Rocha. Ibaneis já procurou contato com a Polícia Federal, na tentativa de evitar que a mesma use a força contra os estudantes.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres