Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB receberá escritora francesa contrária à extradição de Battisti

quarta-feira, 2 de abril de 2008 às 07h00

Brasília, 02/04/2008 – O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, receberá amanhã (03), às 14h30, a escritora francesa Fred Vargas. Ela faz parte de um movimento internacional contra a extradição do ex-militante italiano de esquerda Cesare Battisti. Ele foi preso no Rio de Janeiro em março de 2007 e o governo italiano, que o acusa de ter participado das Brigadas Vermelhas, pede sua extradição em processo que corre no Supremo Tribunal Federal e tem como relator o ministro Cezar Peluso.

Cesare Battisti viveu na França como exilado político entre 1990 e 2004 e o processo em que o governo da Itália pede sua extradição ao governo brasileiro está tramitando no STF. Na audiência com o presidente nacional da OAB, na sede da entidade em Brasília, a escritora estará acompanhada da defensora pública da União e membro da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, Marina Seteinbruck. Do movimento internacional pela não-extradição de Battisti à Itália fazem parte diversas personalidades, como o ex-ministro do Meio Ambiente da França, Yves Cochet, atual deputado.

Fred Vargas é arqueóloga especializada na Idade Média cujos livros já venderam mais de 250 mil exemplares em seu país. Romancista policial, ela publicou recentemente o livro O Homem do Avesso (Companhia das Letras, 312 páginas). Como é quase obrigatório para autores do gênero, Fred criou um detetive para estrelar suas histórias: o delegado Adamsberg, de Paris. Adamsberg tem um estilo muito próprio: confia mais na intuição do que no raciocínio. Em O Homem do Avesso, ele é chamado a uma aldeia próxima aos Alpes, cultuada pelos ambientalistas por ainda conservar lobos selvagens. Lá, investiga uma misteriosa série de assassinatos que os supersticiosos habitantes locais atribuem a um lobisomem.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres