OAB-RJ libera advogados de passar por detector no Fórum
Rio de Janeiro, 14/03/2008 - O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) decidiu nesta quinta-feira que, a partir de segunda-feira, os advogados com carteira da OAB poderão entrar no Fórum sem passar pelos detectores de metais, de acordo com reportagem publicada no jornal "O Globo". Além disso, eles terão, em duas das três entradas do prédio, duas roletas exclusivas para seu uso. A decisão do TJ atende a um pedido da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio de Janeiro, que alegou que os advogados estavam sofrendo constrangimento, ao serem revistados.
A decisão vai na contramão de uma medida já adotada nos presídios do Estado, onde, além de passarem pelo detector, os profissionais são obrigados a deixar o celular acautelado e a assinar um livro com seu nome e número de registro na OAB.
Segundo a decisão do TJ, serão examinados apenas pacotes ou pastas que os advogados estiverem carregando. A partir de abril, haverá mais uma mudança: os profissionais terão novas roletas, exclusivas, equipadas com leitor ótico, para identificar um chip na carteira da OAB. A OAB-RJ informou que já depositou R$ 23 mil na conta do tribunal para custear a instalação desses equipamentos.