OAB-RO oficia Poderes sobre gastos com cartão corporativo
Porto Velho (RO), 16/02/2008 – O Executivo Estadual e Municipal, o Legislativo do Estado e do Município serão oficiados pela Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para que prestem informações sobre a existência e forma de utilização de cartões corporativos no Estado. A medida, segundo o presidente da Seccional, Hélio Vieira, é tomada em simultaneidade a todas as outras Seccionais, sob orientação do presidente nacional da OAB, Cezar Brito. O objetivo é apurar o eventual gasto desvirtuado de recursos públicos por meio desses cartões.
Ao contrário do que possa parecer, segundo Hélio Vieira, a intenção da OAB não é pôr a credibilidade dos Poderes em cheque, mas impedir que o dinheiro público seja aplicado em gastos injustificáveis devido ao mau uso do cartão corporativo. “A sociedade tem que cobrar das autoridades o uso adequado da verba pública e esse é o papel que a OAB está desempenhando”, explica Vieira.
No ofício que será encaminhado pela entidade constarão questionamentos como: quem são os portadores desses cartões, em que tipo de gastos a verba está sendo empregada, quais despesas foram feitas até o momento, e como estão sendo realizadas as prestações de contas.