OAB-PI quer conclusão das obras do Fórum Central
Teresina, 27/01/2008 - A Seccional do Piauií da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PI) vai iniciar, em data a ser marcada, uma campanha pela finalização da construção do Fórum Central de Teresina. Parada há mais de um ano, a obra está localizada ao lado do Tribunal de Justiça e, quando estiver pronta, vai abrigar em só lugar os fóruns Cível e Criminal, facilitando o acesso da população e agilizando o trabalho de advogados, promotores de Justiça, servidores do Judiciário e juízes.
Atualmente, os fóruns Cível e Criminal funcionam em prédios diferentes. Até mesmo o Criminal fica localizado em dois prédios distintos, distantes um do outro. “Isso causa dificuldade aos advogados e demais funcionários, bem como aos cidadãos em busca dos trabalhos da Justiça. Por isso a importância dessa obra ficar logo pronta”, afirma o presidente da OAB-PI, Norberto Campelo. O novo prédio vai centralizar essas ações.
No Fórum Central, a população vai encontrar todas as varas de 1ª Instância, além de cartórios e serventias judiciais. “É o espaço adequado para que a população seja prontamente atendida. A sociedade, os advogados, os magistrados, os membros do Ministério Público, enfim, Teresina merece a conclusão da obra”, diz Norberto.
Com a campanha, que terá como peças publicitárias bandeiras, outdoors e camisetas, a OAB quer unir força de todos os poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) para que o Fórum Central seja finalizado o mais rápido possível. O custo total da obra é de R$ 25 milhões, mas só foram aplicados até agora R$ 5milhões.
O prédio inteiro do Fórum Central terá dois blocos interligados, cada um com oito andares, com 14 mil metros quadrados de área construída, estacionamento para 15 carros e heliporto.
Os projetos arquitetônico e de engenharia são assinados pelo próprio Tribunal de Justiça, sob responsabilidade do engenheiro civil Fernando Luiz de Carvalho Baptista. O terreno foi doado pelo Executivo.