OAB-MA sugere medidas para melhorar prestação jurisdicional
São Luis (MA), 04/01/2008 – Ações que serão implementadas para melhorar a qualidade do Poder Judiciário foram discutidas nesta quinta-feira em reunião entre o presidente da Seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), José Caldas Gois, e o corregedor-geral do Tribunal de Justiça do Maranhão, Jamil Gedeon. Na ocasião, a OAB-MA sugeriu medidas para facilitar o trabalho dos advogados e garantir um atendimento mais eficiente aos jurisdicionados. As medidas incluem melhorias na estrutura da sede do Fórum da Justiça Estadual e a necessidade de uma estratégia de atuação capaz de superar os entraves responsáveis pela morosidade da Justiça no Estado. Entre eles, estão o acúmulo de processos, baixo número de funcionários, falta de qualificação de pessoal, a estrutura precária das Varas e dos cartórios.
Outra sugestão apresentada pela diretoria da OAB-MA ao corregedor-geral de Justiça foi a realização de um levantamento sobre a distribuição de processos no Judiciário e de outras informações importantes que possam servir de base para a elaboração de um diagnóstico da situação da Justiça no Maranhão. No entendimento da OAB-MA, de posse de um mapeamento do Judiciário torna-se mais fácil corrigir suas deficiências.
Durante a reunião, foi discutida, ainda, o uso de novas tecnologias para dinamizar o trabalho do Judiciário, a exemplo do Projudi, que está sendo implantado em alguns Juizados Especiais. O Projudi é um sistema eletrônico em tempo real que dispensa o uso de papel em todas as fases de tramitação dos processos na Justiça.
"É louvável o gesto do corregedor-geral Jamil Gedeon, que, ao discutir de forma aberta e democrática os problemas que afligem o Judiciário, sinaliza que valoriza a OAB e que quer fazer uma gestão sintonizada com a advocacia", ressaltou Caldas Gois. A reunião contou com a presença de desembargadores pelo quinto constitucional e outros advogados.