Menu Mobile

Conteúdo da página

Ceará terá Subcomissão de direitos humanos e contra violência

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007 às 11h10

Fortaleza (CE), 13/12/2007 – O Ceará ganhará uma Subcomissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana. A informação foi antecipada pelo vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH) e vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Percílio de Souza Lima. A iniciativa decorre da violência, notadamente as execuções que foram registradas recentemente no Estado. "É lamentável que isso esteja acontecendo. O Ceará parece entregue à própria sorte". Ainda de acordo com Percílio, o ato de criação já está sendo documentado. O grupo terá membros do Ministério Público, delegados das Polícias Federal e Civil e membros da sociedade civil.

O presidente da Secional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Ceará, Hélio Leitão, vê com extrema preocupação o fato de o Estado possuir mais de 300 execuções registradas, números que fazem a situação caminhar para um descontrole. "As autoridades devem tomar as rédeas da situação. O que é ainda mais grave é ver pessoas treinadas, remuneradas e que deveriam proteger o cidadão investindo contra a cidadania, formando grupos de criminosos", afirmou Hélio Leitão, referindo-se aos policiais presos na operação Cia do Extermínio, realizada em novembro.

O deputado estadual Heitor Férrer (PDT), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa, aponta a desigualdade social, a exclusão e, principalmente, a impunidade como os fatores que acabam contribuindo para o aumento da violência.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres