Menu Mobile

Conteúdo da página

Britto destaca vitória da democracia em decisão do STF

quarta-feira, 28 de novembro de 2007 às 17h40

Brasília, 28/11/2007 – “Uma vitória da democracia”. Este foi o primeiro comentário feito pelo presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, ao tomar conhecimento da decisão do Supremo Tribunal Federal que determinou, hoje, por unanimidade, a prisão imediata do delegado de polícia, Luiz Gonzaga Batista Júnior – filho de um ex-desembargador do TJ de Roraima – pelo assassinato do ex-conselheiro federal da OAB pelo Estado de Roraima, Paulo Coelho Pereira (em fevereiro de 2003). “O Supremo, ao determinar a prisão do filho de um magistrado envolvido no assassinato de um advogado, deixa claro que não se pode responder com autoritarismo e violência ao profissional que faz a defesa da cidadania o seu trabalho cotidiano”.

Cezar Britto afirmou,ainda, que a decisão dos ministros do STF é de muita importância porque ocorre em um momento que outro advogado, desta vez no Espírito Santo, sofre o mesmo tipo de violência por parte de um tenente da polícia militar daquele Estado. “A decisão é um alerta neste e em todos os casos em que os advogados são vítimas daquelas autoridades, que não compreenderam a sua função republicana”, concluiu o presidente nacional da OAB.

O advogado Paulo Coelho Pereira foi brutalmente assassinado em 1993, em Boa Vista, logo após proferir discurso na sede da OAB local dizendo que continuaria a sua luta diária para moralizar o Tribunal de Justiça de Roraima.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres