OAB-RO lamenta morte de advogado e acompanhará investigação
Porto Velho (RO), 21/11/2007 – A Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Rondônia lamentou a morte de mais um advogado no Estado e voltou a cobrar das autoridades a adoção de um plano de ação na segurança pública como forma de reduzir o número de assassinatos e a onda de violência que assola Rondônia. O presidente da OAB-RO, Hélio Vieira, afirmou, ao receber a confirmação da morte do advogado Aliomar Alberto Matta de Morhy, que a sociedade rondoniense não agüenta mais conviver com tanta criminalidade. A OAB-RO nomeou dois advogados para acompanhar o inquérito e as investigações.
“O governo alega sempre que está equipando a polícia e contratando pessoal, mas fica a pergunta: será que isso é tudo que o governo pode fazer, já que os números da violência se sucedem numa macabra aspiral de crescimento?”, questionou Hélio Vieira. “Penso que está faltando, antes de tudo, uma política de segurança pública, com planejamento das ações e a OAB, em conjunto com os movimentos sociais, já apresentou sugestões para tanto, estando pronta para contribuir”, afirmou o presidente da OAB de Rondônia, lembrando que vários profissionais da advocacia já foram assassinados, entre eles Valter Nunes, em Cacoal.
A OAB-RO apresentou trinta sugestões de melhoria para a segurança, que foram elaboradas logo após o assassinato do presidente da Subseção da OAB de Cacoal, com a participação de várias entidades da sociedade civil organizada. O pacote de sugestões foi entregue ao Governo do Estado, à Assembléia Legislativa e ao Poder Judiciário.