Britto destaca passagem do Dia da Consciência Negra
Brasília, 20/11/2007 – Ao comentar hoje (20) a passagem do Dia da Consciência Negra o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto afirmou que a data comemorativa é fundamental no calendário cívico brasileiro. Segundo Britto, o dia de hoje evoca, na memória dos milhões de afro-descendentes brasileiros, “a conquista da liberdade e da cidadania, na luta contra a submissão do ser humano à pior das formas de tirania: a escravidão. Bem antes da abolição, Zumbi dos Palmares conquistava a liberdade por meio de brava resistência, organizando em Alagoas a lendária República dos Palmares”.
Segue a nota do presidente nacional da OAB, Cezar Britto:
“O dia da Consciência Negra é data fundamental do calendário cívico brasileiro, embora nem sempre avaliada como tal.
Zumbi dos Palmares, bem mais que um herói étnico, foi um dos construtores de nossa nacionalidade, personificando a monumental contribuição africana ao DNA cultural brasileiro.
O dia de hoje evoca, na memória dos milhões de afro-descendentes brasileiros, a conquista da liberdade e da cidadania, na luta contra a submissão do ser humano à pior das formas de tirania: a escravidão. Bem antes da abolição, Zumbi dos Palmares conquistava a liberdade por meio de brava resistência, organizando em Alagoas a lendária República dos Palmares.
Seu exemplo persiste e atravessa os séculos, sensibilizando não apenas os que dele descendem etnicamente, mas a todos os seres humanos – e são alguns milhões neste nosso Brasil – que lutam contra as mais diversas e ainda presentes formas de opressão: a racial, a social, a econômica e a política.
Parabéns à imensa comunidade afro-descendente do Brasil. E Viva Zumbi dos Palmares!”