Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB-RO: corrupção é o grande entrave para o Brasil

segunda-feira, 19 de novembro de 2007 às 19h20

Porto Velho (RO), 19/11/2007 - O presidente da Seccional de Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RO), Hélio Vieira, lamentou a desonestidade no meio político e convocou a sociedade para uma ação mais concreta contra os corruptos, durante ato solene de abertura da campanha da OAB contra a corrupção eleitoral, realizado hoje em frente à sede da OAB Rondônia. “É preciso dar um basta na corrupção eleitoral. O brasileiro tem que cortar o mal pela raiz. E isso só se faz quando o eleitor deixa de vender o voto e elege pessoas compromissadas com o bem público. A corrupção, tanto do candidato quanto do eleitor, é o maior entrave para o progresso do Brasil”, disse Hélio Vieira.

Ao discursar na abertura do evento, Hélio Vieira lembrou a Lei 9840/99 que foi promulgada graças à iniciativa popular que coletou mais de um milhão de assinaturas, dando origem à lei de iniciativa do povo. Segundo ele, antes da lei o Direito eleitoral brasileiro não contemplava punição eficaz para quem comprava votos e utilizava indevidamente a máquina administrativa. “O resultado dessa lei, que nada mais é que a manifestação do povo contra os corruptos, foi a destituição de 623 políticos, em todo o Brasil. Além disso ainda serão julgados 1.100 processos de corrupção eleitoral referentes às eleições de 2006, o que possivelmente ampliará o resultado das cassações”, observou.

O ato contra a corrupção, iniciativa da OAB nacional, aconteceu ao mesmo tempo em todas as seccionais. Em Porto Velho, a OAB distribuiu cartilhas sobre a Lei 9840, que tem como lema ‘Voto não tem preço, tem conseqüência. O evento, que marca também o Dia da Bandeira, aconteceu em frente à sede da OAB, com o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Rondônia, de Porto Velho e da OAB. Os hinos Nacional e de Rondônia foram executados pela banda marcial da Polícia Militar.

A abertura da campanha da OAB contra a corrupção eleitoral contou com a presença da diretoria da Ordem, de vários conselheiros seccionais, dos conselheiros federais Orestes Muniz Filho, Pedro Origa Neto e Celso Ceccatto, dirigentes sindicais e representantes do movimento estudantil.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres