OAB-RN integra movimento articulado contra corrupção no Estado
Natal (RN), 31/10/2007 – A Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Norte (OAB-RN) foi a sede da reunião de dez entidades que lançaram o Movimento Articulado de Combate à Corrupção (Marco) e firmaram hoje o compromisso de trabalhar de forma integrada para combater, entre outras falcatruas, os desvios de verba pública em todo o Estado. O Marco se inicia com o objetivo de buscar a transparência e prestação de contas à sociedade das atividades realizadas pelas principais autarquias e instituições potiguares.
Como primeiro passo, deve ser anunciado um número a ser disponibilizado nos próximos dias como disque-denúncia: o 127. Também serão definidas datas marcadas para as reuniões mensais do grupo. As ligações do disque-denúncia terão custo de uma ligação local e servirão para ampliar a participação da sociedade no combate à corrupção. As chamadas com as denúncias serão recebidas por agentes da Procuradoria da República no RN e serão repassadas nas reuniões do grupo para discussão. O trabalho conjunto é a tônica do Marco. Segundo o organizador do movimento, o vice-presidente da OAB-RN, Ricardo Wagner Alcântara, é uma maneira de várias instituições se ajudarem mutuamente para solucionar casos de corrupção.
Em recente reunião do Colégio de Presidentes das Seccionais da OAB em João Pessoa (PB), o presidente nacional da entidade, Cezar Britto, destacou que o Rio Grande do Norte lidera as estatísticas do combate à corrupção eleitoral. De acordo com dados da Procuradoria da República do Rio Grande do Norte, 196 ex-prefeitos são investigados no Estado, que conta com 167 municípios. Nos últimos quatro meses, houve 15 denúncias contra ex-prefeitos. O número já extrapolou as 12 aberturas de inquérito do ano passado. A procuradora do Trabalho, Ileana Neiva, comentou do grande número de denúncias contra terceirizações advindas de empresas laranjas na administração pública.