Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB leva a Tião Viana reforma para resgate da dignidade política

terça-feira, 23 de outubro de 2007 às 10h20

Brasília, 23/10/2007 – O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, reúne-se às 15h30 de hoje (23) com o presidente interino do Senado Federal, Tião Viana (PT/AC), para demonstrar que a melhor forma de restabelecer a dignidade do Senado é resgatar a dignidade da própria política. Na ocasião, Britto entregará ao senador a proposta de reforma política que a OAB elaborou juntamente com 40 entidades representativas da sociedade e que visa fortalecer a democracia participativa e a representativa. “Sem reforma política o Parlamento perde a razão de ser porque Câmara e Senado precisam da interação com quem o elege. Isso é o que procuramos: restabelecer a dignidade da política e a dignidade do Parlamento por meio de uma ampla e séria reforma política”.

Ainda no tocante à importância de se aprovar emergencialmente a reforma política, o presidente nacional da OAB a enxerga como fundamental para o momento que vive a democracia brasileira. “A democracia é fundamental, mas ela é importante quando o povo se sente motivado a dela participar. Por isso propomos uma reforma sem medo do povo, ao contrário, reconhecendo que ele é o soberano da nação”, afirmou Britto, enaltecendo as sugestões de aumento da participação popular no processo decisório, tais como o uso maior do referendo, plebiscito e projetos de lei de iniciativa pública.

No encontro na tarde de hoje com Tião Viana, o presidente da OAB busca, ainda, ressaltar a importância do Senado e demonstrar ao senador que a sociedade quer que a Casa legislativa restabeleça sua credibilidade junto à opinião pública e para com o País. “A OAB tem afirmado que o Senado é fundamental para a República, que o Parlamento tem o papel de fiscalizar e de ser a consciência da nação”, afirmou Cezar Britto. “Essa é a grande missão que temos a partir de agora, evitando que os movimentos que pedem a extinção do Senado e do próprio Parlamento cresçam no País”.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres