OAB destaca trato a advogados em homenagem a ministro Sálvio
Brasília, 17/10/2007 – O conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) por Minas Gerais, Paulo Roberto de Gouvêa Medina, representou a entidade da advocacia na solenidade que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) realizou hoje (17) em homenagem ao ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira, em virtude de sua aposentadoria. Na cerimônia, Medina, que discursou em nome da advocacia por designação do presidente nacional da OAB, Cezar Britto, afirmou que uma das notas mais marcantes da vida de magistrado do ministro foi sempre o trato ameno e acolhedor dispensado aos advogados. “É este um dos motivos que tornam para nós sumamente justa e por demais grata a homenagem que hoje se lhe tributa”.
Paulo Medina destacou, ainda, que muitos são os méritos que fazem o ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira, em seu perfil de homem do Direito, credor de especial admiração: suas três facetas - de professor, juiz e líder intelectual. “Quero, de qualquer forma, pôr em destaque uma circunstância: a de que o magistrado sempre soube ser fiel às convicções do professor. No plano científico, a precisão dos conceitos refletia, à evidência, o embasamento doutrinário trazido da cátedra. E os seus votos, a par da segurança da motivação, podiam ser lidos, não raro, dissociados do caso concreto, como exposições didáticas dos temas versados”, afirmou Paulo Medina na cerimônia realizada no Salão Nobre da Corte, em Brasília.
Aposentado em fevereiro de 2006, Sálvio de Figueiredo Teixeira ingressou no Tribunal em maio de 1989, proveniente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Da homenagem, participaram o presidente da Corte, ministro Raphael de Barros Monteiro Filho, o ministro Fernando Gonçalves, que falou em nome da Corte, e o subprocurador-geral da República Haroldo Ferraz da Nóbrega, representado o Ministério Público Federal. Participaram também da cerimônia o ministro Carlos Alberto Menezes Direito, representando o Supremo Tribunal Federal (STF), ministros do STJ ativos e aposentados, ministros aposentados do STF, advogados, servidores e convidados.