Menu Mobile

Conteúdo da página

Verba para salvar rio Parnaíba ainda não foi liberada

segunda-feira, 15 de outubro de 2007 às 16h52

Teresina, 15/10/2007 - A Comissão Mista do Congresso Nacional vai estar no Piauí na próxima segunda-feira. Cerca de 20 senadores e deputados federais vão participar da Conferência Internacional de Mudança Climática, no Theatro 04 de Setembro, em Teresina. Na ocasião, o Movimento Nascentes Urgente vai cobrar a implantação efetiva e imediata do Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba, que ainda não saiu do papel. O coordenador do Movimento Nascentes Urgente, conselheiro federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coelho, disse que precisa transformar o verbo em verba, por enquanto a história de liberação dos recursos da Câmara de Compensação Ambiental para a implementação do parque continua somente no verbo.

"Estamos satisfeitos com o verbo, com a palavra empenhada do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, mas gostaríamos que este verbo se traduzisse logo em verba para podermos efetivamente preservar as nascentes do Rio Parnaíba", declarou Marcus Vinícius. Segundo ele, toda a bancada verde da Câmara vai estar em Teresina, assim como Romeu Tuma, Sarney Filho, dentre outros. Esta será a oportunidade de apresentar o documentário sobre o Parque das Nascentes que foi criado, mas não foi implementado. O objetivo é sensibilizar estas autoridades, e os representantes do Ministério do Meio Ambiente sobre a situação da região das nascentes do segundo maior e mais importante rio do Nordeste.

"Vamos mostrar aos membros da Comissão Mista a nossa preocupação com a preservação não só da bacia do Rio Parnaíba, como toda a biodiversidade. Vimos as queimadas e a mão do homem chegando bem perto e devastando as nascentes do principal rio genuinamente nordestino", assinalou o conselheiro federal.

Ele disse que espera contar com os recursos na conta para poder implantar o parque, fazendo o levantamento fundiário, a regularização da área, delimitando o parque e indenizando as pessoas que ainda estão na área do parque. "Nós estamos atentos e esperando acontecer e só vamos nos contentar quando a verba for efetivamente aplicada adequadamente", emendou.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres