Menu Mobile

Conteúdo da página

Há 15 anos pedido da OAB derrubava Collor do Poder

sábado, 29 de setembro de 2007 às 11h25

Brasília, 29/09/2007 - O dia 29 de setembro de 1992 ficou marcado na história política do Brasil. Pela primeira e única vez no país, estudantes, empresários, sindicalistas e políticos de oposição ao governo Collor, através de diversas manifestações, conseguiram pressionar o Congresso Nacional e retirar um presidente da República,acusado de corrupção. Foi neste dia que a Câmara dos Deputados com 441 votos, dos 503 parlamentares, aprovou o pedido de impeachment do presidente Fernando Collor de Melo.

No dia três de setembro de 1992, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Associação Brasileira de Imprensa (ABI)entregaram ao então presidente da Câmara dos Deputados, na época, Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), numa solenidade com a participação de mais de duas mil pessoas o pedido de impeachment do presidente.

O documento trazia as denúncias por crimes de responsabilidade, artigos 8 e 85 da Constituição, que trata do processo de afastamento do cargo nos itens que falam de crime de responsabilidade contra a segurança interna no país e a probidade na administração, falta de decoro e de dignidade para o exercício do cargo. “Com esse ato, não faço mais que cumprir meu dever de cidadão” disse o presidente da ABI na época, Barbosa Lima Sobrinho.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres