Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB: só reforma retira a política das páginas policiais

quarta-feira, 26 de setembro de 2007 às 15h34

Cuiabá (MT), 26/09/2007 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, defendeu hoje (26), em debate nesta capital, a prioridade à reforma política pelo Congresso Nacional como única alternativa para tirar a política brasileira das páginas policiais. “A delegacia de polícia não é, definitivamente, o espaço adequado para a governabilidade”, observou Britto, referindo-se aos freqüentes escândalos na política. Em sua intervenção no Fórum de Direito Eleitoral, promovido pela Seccional da OAB do Mato Grosso, na sede da entidade, Cezar Britto enumerou como fundamentais numa reforma o financiamento público de campanha, o fim da reeleição e a consolidação da fidelidade partidária, além a avaliação sobre representatividade do voto. Ele destacou também que a sociedade brasileira já comprovou na prática que a reeleição não deu certo no Brasil “e precisa por isso acabar”.

O presidente nacional da OAB revelou ainda aos participantes do Fórum um dado que, segundo ele, demonstra como as instituições políticas brasileiras estão no “fundo do poço”, o que a seu ver só uma reforma vigorosa pode ajudar. Uma pesquisa realizada com estudantes universitários em Aracaju, Sergipe – seu Estado natal e onde atua profissionalmente – registrou que a credibilidade da Câmara dos Deputados, entre 397 estudantes ouvidos pelo Instituto Única, é “zero vírgula zero”. Ele repetiu o percentual nulo, para espanto da platéia. Observou que o Senado Federal não ficou longe disso, com sua nota não alcançando nem 1% dos ouvidos. “O Senado obteve 0,9% de credibilidade, o que é o fundo do fundo do poço”.

Os debates foram conduizidos pelo pesidente da Seccional da OAB do Mato Grosso, Francisco Faiad, e, além de Cezar Britto, teve a participação do conselheiro federal a OAB pela Paraíba Delosmar de Mendonça Júnior, especialista em Direito Eleitoral. O fórum teve entre seus coordenadores o presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB, Elarmim Miranda. “Mato Grosso tem nesse fórum uma oportunidade ímpar para debater um dos mais relevantes assuntos, de interesse de todos e que afeta a vida de toda a nação”, disse Elarmim Miranda. Participaram também dos debates e da organização do fórum os conselheiros federais da OAB pelo Mato Grosso Ussiel Tavares da Silva Filho, Almino Afonso Fernandes, Francisco Eduardo Torres Esgaib.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres