OAB-PI vai à justiça federal para salvar rio Parnaíba
Teresina, 14/09/2007 - Os conselheiros seccionais e federais da Ordem dos Advogados do Brasil no Piauí (OAB-PI) estudaram e aprovaram os itens da ação que será ajuizada contra a União, exigindo o cumprimento da lei para efetivação e implementação urgente do Parque Nacional das Nascentes do Parnaíba, criado por decreto federal no ano de 2002, porém nunca regularizado e protegido.
O documento está sendo elaborado pelo advogado e conselheiro federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coelho, que coordenou a expedição ao Parque, no último final de semana. Hoje (14) a ação será assinada por toda diretoria e conselheiros da OAB. A reunião deliberou que a mesma será ajuizada junta à Justiça Federal na próxima segunda-feira (17), às 9 horas da manhã.
Os advogados solicitam também a liberação imediata dos recursos na ordem de quase R$ 2 milhões, já destinados ao Parque, para possibilitar a demarcação da área de aproximadamente 729 mil hectares, e posteriormente trabalhar na retirada dos ocupantes da área, desapropriando as terras e indenização os donos.
Durante a reunião os conselheiros comemoram a repercussão do movimento pela defesa das nascentes do rio Parnaíba, que conta cada vez mais com o apoio de várias instituições e da sociedade.