OAB-ES manifesta indignação à invasão da sede da OAB-DF
Brasília, 05/09/2007 – O presidente da Seccional da Ordem dos Advogados dos Advogados do Brasil (OAB) do Espírito Santo, Antônio Augusto Genelhu Junior, enviou ofício ao presidente nacional da OAB, Cezar Britto, manifestando a indignação da entidade diante da invasão da sede da Seccional da OAB do Distrito Federal por policiais federais, na última segunda-feira. Genelhu afirma, por meio do documento, que não se pode permitir que o país volte aos tempos sombrios em que os advogados e a OAB eram alvos de violências cometidas pelo Estado, “com objetivo de calar a voz da advocacia, que defendia – como ainda defende - o Estado democrático de Direito”, afirmou o presidente da OAB capixaba. “Nossa história fala por nós. E ela diz que nunca nos curvamos aos abusos e violações legais. Não será agora que o faremos”.
A seguir, a íntegra do ofício encaminhado pelo presidente da OAB capixaba ao presidente nacional da OAB:
Exmo. Sr.
Dr. Cezar Brito
DD. Presidente do Conselho Federal da OAB
Estimado presidente,
A Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Espírito Santo, profundamente indignada com a invasão à sede da OAB no Distrito Federal, vem oferecer seu irrestrito apoio ao Conselho Federal da Ordem e à Seccional que sofreu com absurda e indigna violência. Não se pode permitir que o país volte aos tempos sombrios em que os advogados e sua Entidade, a OAB, eram alvos de violências cometidas pelo próprio Estado ditador, com objetivo de calar a voz da advocacia, que defendia – como ainda defende - o Estado democrático de Direito. Pois a Ordem dos advogados do Brasil e os advogados de nosso país não se curvarão diante de ataques violentos e injustificáveis como este.
Além de oferecermos todo nosso apoio aos dirigentes da Ordem afrontosamente invadida, em um claro desrespeito ao Estado democrático de Direito, a OAB-ES coloca-se à inteira disposição da OAB-DF e do Conselho Federal para quaisquer ações e medidas contrárias à violência praticada.
Nossa história fala por nós. E ela diz que nunca nos curvamos aos abusos e violações legais. Não será agora que o faremos. À presidente da Seccional do Distrito Federal, Estefânia Viveiros, nosso mais sincero abraço e reconhecimento pela sua força e correta atuação. Ao presidente nacional, Cezar Britto, toda a nossa força e disposição para quaisquer medidas: legais, administrativas e políticas que se mostrarem necessárias como reação ao acinte que representou a invasão.
Atenciosamente,
Antônio Augusto Genelhu Junior
Presidente da OAB-ES