Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB Nacional participa da fiscalização e segurança do 1º turno das eleições

domingo, 2 de outubro de 2022 às 15h15

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), demais entidades fiscalizadoras das eleições 2022 e convidados internacionais acompanharam uma série de rotinas de segurança programadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na véspera e durante este domingo (2/10) de eleições. Os procedimentos foram acompanhados pelo presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti.

A rotina teve início no sábado, com a verificação de sistemas e emissão da zerésima da totalização dos votos. Já neste domingo, Simonetti conheceu o projeto-piloto de biometria implementado pelo TSE em uma escola no Distrito Federal. Depois, participou de teste de integridade de urnas, na Câmara Legislativa do Distrito Federal, e acompanhou o monitoramento de segurança pública no Centro Integrado de Comando e Controle. 

A agenda foi programada pelo presidente do TSE, Alexandre de Moraes. “A OAB cumprirá o seu papel de fiscalização para a garantia de realização de eleições limpas, transparentes e céleres. Entendemos que este é um momento de celebração da democracia brasileira e, por isso, pedimos ao povo brasileiro que expresse sua cidadania indo às urnas em paz, com respeito às divergências”, afirmou Beto Simonetti.

Entidades fiscalizadoras, além de convidados internacionais, acompanharão, no fim do dia, a apuração e totalização dos votos, além dos procedimentos de confirmação da integridade do sistema do TSE e das urnas eletrônicas. Neste ano, o horário de votação está unificado em todo o país. Todas as seções eleitorais funcionarão até as 17h, horário de Brasília. Ou seja, cidades em fusos diferentes devem se adequar ao horário da capital federal.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres