Menu Mobile

Conteúdo da página

Artigo: Leão faminto

terça-feira, 1 de março de 2005 às 07h00

Brasília,01/03/2005 - O artigo "Leão faminto" é de autoria do vice-presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Aristoteles Atheniense:

"O Superior Tribunal de Justiça está avaliando os efeitos da nova regra do art. 3º da Lei Complementar 118, que reduziu de dez para cinco anos o prazo para recuperação de indébito. Trata-se de medida utilizada pelas empresas interessadas em reaver tributos pagos a maior ou que foram julgados indevidos pelo Judiciário.

Há mais de quinze anos vem prevalecendo nos Tribunais Superiores o entendimento de que o prazo de que o contribuinte dispõe para recuperar tributos pagos indevidamente é de dez anos. Agora, com o advento da Lei de Falências, o Fisco pretende que esse prazo seja reduzido a cinco e que os efeitos da nova lei, que ainda não entrou em vigor, atinjam os processos em andamento.

A reação do STJ a mais esta demonstração de voracidade fiscal foi contundente. O ministro João Octávio de Noronha com a experiência adquirida como advogado advertiu: “Se a cada instante que o Judiciário criar uma jurisprudência contra os interesses da Fazenda Nacional for editada norma contra essa interpretação, o Estado de Direito acabou”.

Segundo os votos já proferidos, uma das finalidades da lei falimentar consistia em alterar o critério que sempre prevaleceu no Superior Tribunal de Justiça. Isto se deu com o visível propósito de aumentar arrecadação, o que vem ocorrendo com freqüência sempre que o direito vigente não atenda às conveniências do governo.

A comissão criada recentemente pelo presidente Roberto Busato, destinada ao estudo da carga tributária existente no país, certamente haverá de repelir essa nova tentativa de agravar a situação dos contribuintes, onerados por tributos reconhecidamente inconstitucionais.

Espera-se assim, que os votos faltantes, a exemplo dos que já foram proferidos, resistam a esse critério abusivo, impedindo que se consume mais uma violência, entre tantas que vem marcando a atuação do governo atual, esquecido dos compromissos populistas assumidos na campanha eleitoral que o elegeu.

A Ordem dos Advogados do Brasil não recuará na atuação que vem cumprindo, seja denunciando essas arbitrariedades, como valendo-se dos recursos que estiverem ao seu alcance e que possam impedir a repetição de novos atropelos legais.

Como se vê, na atualidade o interesse da Fazenda não consiste apenas em arrecadar; mas, igualmente não devolver o que recebeu indevidamente.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres